Seguro Obrigatório de Incêndio Imobiliário para Contratos de Aluguel
QUANTO CUSTA UM SEGURO TOTAL CONTRA FOGO
O Seguro de Incêndio Imobiliário visa proteger o patrimônio do proprietário do imóvel. De acordo com a Lei do Inquilinato (8.245/91) o Seguro de Incêndio Imobiliário é obrigatório para todos os imóveis alugados seja ele Comercial ou Residencial.
Segundo a Lei, o proprietário do imóvel é o responsável por contratar e pagar o Seguro de Incêndio Imobiliário, porém essa obrigatoriedade poderá ser repassada ao inquilino desde que incluída a cláusula de transferência no contrato de locação.
A Lei também informa que a obrigatoriedade trata-se apenas sobre a cobertura de incêndio, porém também fica facultado ao proprietário ou a imobiliária incluir outras coberturas no contrato como Danos Elétricos, Vendaval e Perda/Pagamento de Aluguel.
Você está lendo sobre: QUANTO CUSTA UM SEGURO TOTAL CONTRA FOGO
A cobertura principal de incêndio deve corresponder ao valor comercial (venda) do imóvel. Caso o inquilino não saiba o valor, é comum multiplicar o valor do aluguel por 120 para se ter o valor da cobertura.
Se a exigência constar em contrato, o inquilino é obrigado a contratar o seguro, porém esta contratação não precisa ser na imobiliária ou em seguradora por ela indicada.
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito do inquilino de contratar o seguro em qualquer seguradora e a imobiliária não poderá recusar, caso contrário ficará configurado o crime de Venda Casada.
Em geral o Seguro de Incêndio Imobiliário é considerado barato se comparado a outros ramos, podendo ser pago a vista ou parcelado de acordo com a escolha do inquilino.
Como calcular o Seguro de Incêndio Imobiliário
A NOVA PIMENTEL Seguros é habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e possui uma plataforma de cálculo que compara na hora o preço do seguro em mais de 15 seguradoras de uma só vez.
Clique no botão abaixo para calcular o Seguro de Incêndio Imobiliário
QUANTO CUSTA UM SEGURO TOTAL CONTRA FOGO